27 de março de 2009

Japão - parte 3 ... e mais Tóquio!

Tóquio é a capital do consumismo na Asia... Todas as grandes marcas têm lojas em Tóquio. A parte mais comercial da cidade é Ginza onde as marcas europeis têm as suas "flagship stores"...
Visitamos essa zona muito cedo (pouco passava das 7 da manhã) e vimos como a cidade ganhava vida! As lojas ainda estavam fechadas por isso não houve compras... Visitamos tambem o antigo centro de negócios (onde ainda estão a bolsa e o banco do japão!)...

De tarde fomos para uma visita a Jimbocho - o centro electrónico da cidade! Visitamos lojas que nos levaram a infância porque se vendiam todos os modelos de nintendos, game boys... Aqui é também o centro da cultura manga japonesa com lojas cheias de manga e hentai!

Em cada esquina cartazes de manga com adolescentes em poses sexuais... E na rua várias adolescentes servem de modelos (vestidas de colegiais com poses muito sexuais) para promover jogos ou revistas!





A noite jantar com coleguinhas da escola de negócios parceira de Columbia em Toquio (a incapacidade dos japoneses de falar inglês fluente continuou a chocar-me durante esse jantar).

Depois ala para Roppongi Hills outra vez para um dos clubs mais populars de Tóquio... o Gaspanic!

Roppongi hills é onde os expatriados costumam sair a noite e por isso está cheio de prostituição...É impossivel andar 5 metros na rua sem um nigeriano (não me perguntem porque há tantos nigerianos em Tóquio que não consegui entender) a oferecer passes para um bordel qualquer!

O Gaspanic é o club da moda nesta área da cidade! Música muito ocidental, muitos expatriados e muitos locais que adoram a cultura ocidental! Foi uma boa noite mas o pequeno grupo que conseguiu chegar ao club (tinhamos acordado as 4 da manhã!) foi-se reduzindo e as 3 da manhã já era o grupo do costume: eu e mais 4 espanhois! Acabamos a noite no MacDonald's!

Dia seguinte visitas a empresas! Primeiro o Mitsubishi Bank (maior banco japonês e um dos 10 maiores do mundo) depois a Sony! E pelo meio mais um almoço tradicional japonês (já não aguentava comer tofu de pernas cruzadas!)

Melhor do dia estava para vir. Jantar no célebre restaurante do Kill Bill! Chegamos ao restaurante, tiramos as fotos do costume, descalçamo-nos, sentamo-nos a mesa e perguntam-nos se queremos a opção de bebida ilimitada por 25 usd! Conclusão foi uma noite muito animada por inúmeros "Campais" (brindes) com saké! Acabamos a ser convidados gentilmente a abandonar o restaurante por estarmos a incomodar os restantes convidados!



Depois fomos para um club tradicional japonês em Shibuya! Sítio muito popular onde os jovens locais costumam ir sair a noite... Não estava preparado para o que vi! Um club gigantesco, super escuro com uns lasers verdes a iluminar o tecto e uma multidão de asiáticos a dançar! Uma rave gigante! Música era o tumps tumps mais básico possivel e os asiáticos todos virados para o DJ como se estivesse na igreja a celebrar a missa!

Muito divertido pelo choque cultural e pelo andamento que já traziamos do restaurante mas claramente um sítio que não repetiria...

1 comentário:

Anita disse...

Deve ter sido bonita a borga no restaurante...deve, deve!!!!

A descrição do club mete medo! Assustaste-me logo no super escuro com lasers verdes...

E onde estão a harajuku girls??? Não as viste?